sexta-feira, 19 de novembro de 2010

HiFiShow 2010 - Ultimate Audio... a força e o diamante!

Aproveitando o balanço com a inauguração da loja da Ultimate Audio, e retomando a reportagem (review) da minha visita ao HiFiShow 2010 (ainda não está esquecido), aqui está a escolha para ocupar mais um lugar do meu Top 3 do evento, completando assim o grupo restrito das salas que mais me agradaram.


Não uma, mas duas salas, onde mais uma vez a Ultimate soube dar música com escala e refinamento que normalmente só o verdadeiro "high end", e o verdadeiro conhecimento de causa, costumam proporcionar. À já conhecida e reconhecida faceta "bélica" das fabulosas TAD Reference One, juntaram-se as Usher Dancer Diamond com um toque de subtileza, tudo bem alimentado pelos suspeitos (ou culpados) do costume, amplificação Karan e Vitus Audio... fonte Playback Designs, e uma outra da própria TAD.


A sala das TAD tinha uma acústica mais difícil, talvez por causa das suas dimensões, mas isso não impediu o Rui Calado de fazer o sistema brilhar, com a escala e dinâmica que as TAD oferecem de forma tão fácil e descomprometida. Já as Usher beneficiaram da melhor sala, o que permitiu mostrar uma gama média mais limpa e uma definição impressionante dos seus tweeters de diamante, apesar da menor exuberância do som comparando com as TAD.


É impossível ficar indiferente a sistemas como estes, e apesar do preço muitas vezes proibitivo, o bom som e a reprodução musical "doméstica" de qualidade, não tem preço, nem se mede aos palmos. As outras duas propostas no "pódio" (Megaudio e Viasónica) têm menos escala, menos dinâmica e SPL, mas oferecem muitas das virtudes dos sistemas maiores (e algumas que lhes são únicas, especialmente no caso da Megaudio), com óbvia vantagem logística e financeira. Mas a Ultimate Audio tenta sempre fazer jús ao seu nome e mostrar ao público "the real thing"... a performance última! Andam muito perto disso, e merecem a minha especial atenção e admiração pela forma como o têm feito.

Ficam a faltar as restantes salas do evento, fora do Top 3, mas que merecem referências de bom som e qualidade (nem todas as estrelas brilham de forma igual, mas são ainda assim estrelas). Há também uma selecção das piores salas do evento, que me desiludiram por um ou outro motivo... a não perder nos próximos dias.

Para ver em http://ViciAudio.blogspot.com


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.